Na manhã do dia 14/11, no auditório da Escola São Francisco Xavier aconteceu o VII Encontrão da Educação do Campo e VI Seminário de Educação Quilombola e trouxe como tema: "CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PPP E PROPOSTA CURRICULAR DAS ESCOLAS DO CAMPO E ESCOLAS QUILOMBOLAS". O evento é uma realização da Coordenação de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba. O objetivo do encontrão é fortalecer a Luta e a Resistência pelo desenvolvimento da Educação do Campo e Quilombola nas Ilhas, estradas e ramais de Abaetetuba.

      O evento deu voz e vez aos educadores do campo que palestraram sobre suas experiências formativas e atuação no Chão da escola, mostraram o empoderamento como militantes da Educação na realidade local e no mundo. Todos os palestrantes e participantes foram espetaculares ao focar o fortalecimento de vínculos em REDE no contexto da comunidade escolar. Porque nós somos resistência e ninguém solta a mão de ninguém. Para os organizadores, foi um momento de grande aprendizagem e interação entre todos os participantes e por esse motivo, agradecem primeiramente a Deus por ter gerenciado as ações, pois só Ele sabe de fato as suas intenções para com o próximo e também a todos os envolvidos nesse processo de Educação solidária. Para Paulo Freire (1921-1997), “Aprender é um ato revolucionário. Por meio da educação, e de maneira coletiva, o indivíduo deve tomar consciência de sua trajetória e conhecer sua capacidade de transformar o mundo”.




PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC


GOVERNO TRABALHANDO COM O POVO







































18 comentários
  1. Unknown Said,

    Abaetetuba mais uma vez sai na frente tranzendo esse projeto politico e pedagogico pra descursão mobilizando todos da educação intidades e outros seguimentos parabéns a prof:roseane peixoto pelo trabalho quer vem realizando a frente dessa secretária quer ser chama educação no campo

    Posted on sábado, novembro 17, 2018

     
  2. Anônimo Said,

    Obrigada!Feliz pelo reconhecimento! É um trabalho de uma equipe unida!Esse é o diferencial!

    Posted on sábado, novembro 17, 2018

     
  3. Unknown Said,

    Arrasou amiga, parabéns pelo incentivo!!!!

    Posted on domingo, novembro 18, 2018

     
  4. Foi um dia maravilhoso, Rosiane e sua equipe estão de parabéns, obrigada por nos proporcionar esses encontros que tanto contribuem para nossa formação!

    Posted on domingo, novembro 18, 2018

     
  5. Unknown Said,

    Um evento como este amplia a militância educacional "recentemente" empreendida, desde a Constituição de 1988, da LDB-LEI 9394/1996, e dos diversos complementos à modernização da legislação educacional, já nos idos dos anos 2000. Parece Clara, real e urgente, em Abaetetuba, a constituição de um PPP e de uma Matriz Curricular que atenda às demandas da Educação do Campo, senão vejamos: o território do município compõem-se de pelo menos três territorialidades: núcleo urbano, ilhas e estradas. Desta forma, efetivar uma organização escolar e uma Matriz Curricular pensada para o núcleo urbano, acaba por ptomover uma invisibilização de docentes e alunado, que não se encontram contemplados nestes documentos educacionais. A Educação do Campo, demanda a constituição destes dois documentos citados, q contemplem suas especificidades, não se trata de documentos fragmentados, mas como forma de atender em conjunto a legislação e matrizes curriculares nacionais e as especificidades socioculturais, as sazonalidade produtivas, etc., desta parte da população. Além disso, temos a especificidade na especificidade, a Educação Quilombola, que entra em simbiose com a Educação do Campo, como parte constituinte desta, mas que cultiva especificidades. Portanto, parabenizo aos idealizadores do evento, esperançoso de que a luta siga diária pela formação de uma Coordenação específica, que constitua um corpo tecnico-docente para materializar, institucionalizar essas demandas educacionais destes espaços, em forma documental.

    Posted on domingo, novembro 18, 2018

     
  6. Unknown Said,

    Parabéns à toda Equipe Organizadora
    Encontrão Bastante Proveitoso com os Conhecimentos Compartilhados.
    Educação do Campo:Direito de Todos!

    Posted on domingo, novembro 18, 2018

     
  7. Unknown Said,

    A Educação do Campo só tem a ganhar com todo esse comprometimento. A realização de um evento de grande expressão mostra a preocupação com o desenvolvimento e formação para os professores do campo e comunidades quilombolas, a educação só tem a agradecer. Parabéns para toda a equipe, em especial para coordenadora de Educação do Campo do município de Abaetetuba Rosiane Peixoto.

    Posted on domingo, novembro 18, 2018

     
  8. Ingrid L. Said,

    Parabéns aos professores envolvidos por não desistirem da educação e continuarem lutando para levar ensino de igual e de qualidade a todos.

    Posted on domingo, novembro 18, 2018

     
  9. Jô Corrêa Said,

    Parabéns a todos que se fizeram presentes no evento. Tenho certeza que foi maravilhoso!!!!! Parabéns!!!!

    Posted on domingo, novembro 18, 2018

     
  10. Unknown Said,

    É grande a alegria em saber que Abaetetuba vem investindo na educação dos seus munícipes, sabemos que a educação é o meio transformador do indivíduo e fábrica de cidadão, o futuro próspero de uma nação.Parabéns a semec e todos os colaboradores por essa nobre atitude.

    Posted on domingo, novembro 18, 2018

     
  11. Anônimo Said,

    A luta é muito grande para construir estes documentos, tanto em relação ao projeto pedagógico de cada escola com suas especificidades, bem como a construção coletiva de uma matriz curricular que de fato atenda as escolas do campo e de territórios quilombolas. Estamos nessa tentativa e cremos que iremos conseguir. Porém, com a certeza de que isso só será possível partindo de uma construção coletiva. Repúdio todas as políticas de gabinete, pela plena certeza de que elas não irão dar certo. E os resultados são claros na atualidade...... Vamos tentando, vamos resistindo a tudo e a todos que dificultam o desenvolvomento da Educação de minorias. Avante e muito grata por seu comentário.

    Posted on segunda-feira, novembro 19, 2018

     
  12. Anônimo Said,

    E o reconheciento de vcs é uma injeção de ânimo. Obrigada!

    Posted on segunda-feira, novembro 19, 2018

     
  13. Anônimo Said,

    Agradeço a sua participação, pois como estudante de história nessa atual conjuntura e principalmente na dinâmica de trabalho da Educação do campo e mais ainda da historia e cultura afro brasileira e africana nos currículos escolares, a participação de cada um de vcs é essencial!

    Posted on segunda-feira, novembro 19, 2018

     
  14. Anônimo Said,

    Além da lei de participação social, a LDB e as politicas públicas de modo geral....sabemos a importância da coletividade nos processos de construções pedagógicas. Todas as ações da escola devem ser pensadas por todos e para todos!

    Muito obrigada por sua contribuição

    Posted on segunda-feira, novembro 19, 2018

     
  15. Anônimo Said,

    Valeu! Eu que agradeço por tudo

    Posted on segunda-feira, novembro 19, 2018

     
  16. ANDERSON Said,

    Muito bem. VCS SEMPRE AJUDANDO O CAMPO A MELHORAR

    Posted on segunda-feira, novembro 19, 2018

     
  17. ANDERSON Said,

    A EDUCAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MELHORAR A VIDA DO PESSOAL DAS ILHAS PRONCIPALMENTE

    Posted on segunda-feira, novembro 19, 2018

     
  18. Unknown Said,

    Momento de troca de conhecimento muito importante!!!

    Posted on terça-feira, novembro 20, 2018

     

Postar um comentário