A Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba por meio adas Coordenações da Estação Digital, CIDE e Estatística, realizou no em seu auditório no dia 21/03 o “Primeiro Encontro de Formação de agentes administrativos e secretários das escolas municipais do ano de 2019” com o tema: “MODERNIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DA BUROCRATIZAÇÃO À INOVAÇÃO NOS PROCESSOS PARA RAPIDEZ NOS RESULTADOS.” 

O evento reuniu um público aproximadamente de 127 pessoas, dentre agentes, secretários, coordenadores e gestores escolares, das localidades das ilhas, estradas, ramais e sede. O objetivo foi compreender a funcionalidade do Sistema Gestor Online na inserção da gestão escolar da educação básica do município.
Um sistema de gestão escolar é um programa de computador que torna automáticos os procedimentos burocráticos de uma instituição de ensino, permitindo registrar dados e emitir documentos automaticamente, sem a necessidade de se procurar informações em meio à papelada.   
A abertura do encontro foi realizado pela Diretora de Ensino, Professora Iracema Lima, que na oportunidade destacou a importância dos profissionais apropriar-se das resoluções emitidas pelo Conselho Municipal de Educação, a qual incide diretamente na legalidade dos processos administrativos e pedagógicos desempenhados pelos agentes, secretários, coordenadores e gestores escolares.


A coordenadora, Professora Josilma Corrêa, da Estação Digital enfatizou a modernização que Sistema Gestor Online agrega na administração pública educacional. Lembrando que, O sistema gestor já era utilizado no município desde 2015, porém na versão desktop. A partir de 2018 o sistema se modernizou, tornando-se online e integrado, permitindo que funcionários acesse aos dados pedagógico e administrativos das escolas em tempo real em qualquer lugar onde esteja, desde que possua um cadastro com senha individual na plataforma do sistema. Outra novidade, é a possibilidade dos pais acompanhares a vida escolar de seus filhos através de aplicativos que podem ser instalados em seu aparelhos de celular e tablet.
A professora Francineide Santana Maués Rodrigues, Coordenadora de Inspeção e Documentação Escolar, ressaltou o papel dos agentes e secretários no momento da realização da matricula inicial dos alunos, a importância de exigir e inserir no sistema toda a documentação pessoal do aluno, e documentos referentes a vida escolar desse aluno, nos casos de transferência. Informa que através da modernização do sistema é possível automatizar todos os processos, que geralmente são burocráticos e imprecisos e cruzar diferentes informações, além de emitir relatórios e gráficos, possibilitando maior acompanhamento pelos profissionais.



A Professora Vera Lúcia Carvalho, Coordenadora da Estatística, reafirmou a importância do Sistema Gestor Online para a rapidez na geração dos resultados, sobretudo, ao que se refere ao censo escola.  No entanto, enfatiza que para o sucesso da otimização da tecnologia da informação, é necessário que o sistema esteja devidamente alimentado com os dados corretos de alunos e registro atualizado das escolas que, compreende a educação básica do município. Daí a importância dos agentes administrativos e secretários estarem atentos a essa nova fase, pois é através desses registros que o sistema gera dados estatístico do município, o qual incide diretamente na captação de recursos para a educação.


        
O Encontro finalizou na tarde do dia 21, também, marcaram presença técnicos e coordenadores dos demais setores da Secretaria Municipal de Educação, foi um momento de trocas de experiências e sugestões, evidenciando o caráter participativo e democrático da gestão escolar municipal.



PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAETETUBA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

GOVERNO TRABALHANDO COM O POVO.


Redação: Natasha Paes 
Edição: Josilma Corrêa



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